Nesse dia, o Inep começará a distribuir os cartões de confirmação de participação no Exame. As informações também poderão ser obtidas no site do órgão

Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados na próxima quarta-feira (10), no site oficial da prova, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesse dia, os estudantes poderão imprimir o cartão de confirmação de participação do Exame, com o ensalamento e outras informações pessoais do candidato.

Na próxima semana, o Inep também começará o envio dos cartões de confirmação pelos Correios e prevê que todos os concorrentes recebem o documento em domicílio até o dia 25 de outubro. Os estudantes que não conseguirem imprimir o cartão de confirmação ou não recebam o documento pelo correio, poderão entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

Nas provas, os candidatos devem apresentar o cartão de identificação com um documento com foto. Certidões de nascimento e de casamento, título eleitoral, crachás, carteira de estudante, documentos danificados ou cópias autenticadas não serão aceitos.

A prova

O Enem contou esse ano com um número recorde de inscritos. No total, são 6,5 milhões de candidatos que farão as provas em 140 mil salas de 1.600 municípios do país, nos dias 3 e 4 de novembro. Desde o início de julho, o Inep está treinando 4.300 corretores de redação em todo o Brasil. O Inep informou que, ao mesmo tempo, estão sendo checados mais de 3.400 itens de segurança e logística para a realização da prova.

No Guia do Estudante, além de outras informações sobre o Enem, os estudantes encontram redações de alunos que obtiveram nota máxima na edição anterior, comentadas por uma comissão de especialistas.

Acesso à correção

A partir deste ano, pela primeira vez, todos os participantes do Enem poderão ter acesso às redações corrigidas. A mudança, anunciada pelo ministro da Educação em 25 de maio, está prevista em um acordo firmado com o Ministério Público Federal no ano passado.

De acordo com o ministro, a expectativa é que, com a disponibilização do espelho da redação e com as mudanças anunciadas no processo de correção, acabe a “judicialização” ocorrida no ano passado. Mas o edital do Enem não prevê que o estudante recorra da nota obtida. Em 2011, de acordo com o MEC, foram recebidos 122 pedidos judiciais de vista da prova da redação.

Como é o exame

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, mais a redação. As quatro áreas do conhecimento cobradas são:

1) ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia);

2) ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia);

3) linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação);

4) matemática e suas tecnologias (matemática).

Para fazer as provas, os estudantes devem usar apenas caneta esferográfica com tinta preta, produzida com material transparente.

As provas começarão às 13h (horário de Brasília) e o Inep sugere que os candidatos cheguem ao meio-dia. Os portões dos locais de prova deverão ser fechados às 12h30. Para entrar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto.

No dia 3 de novembro, quando acontecerão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias,o exame segue até as 17h30. No dia 4, nas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, o concurso termina às 18h30.

Os candidatos devem permanecer em sala por pelo menos duas horas. Aqueles que quiserem levar os cadernos de prova com as questões deverão esperar até que faltem 30 minutos para a conclusão do exame.

Na prova

Os candidatos, antes de começar a fazer o exame, deverão conferir os dados impressos nas folhas com as questões. Devem ser verificados a quantidade de questões com o cartão-resposta, a presença de todas as imagens e gráficos que permitam responder as questões e todas as informações pessoais do candidato. Os fiscais deverão ser avisados caso falte alguma dessas informações.

O que está proibido

Durante a prova, os estudantes não podem falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Outros pertences que não sejam o documento de identificação e a caneta preta serão guardados em um porta-objetos com lacre, que só poderá ser reaberto após a saída da prova.
Publicado em 03/10/2012
Fonte: Site Gazeta do Povo

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.