Embora alguns temas atuais ganhem relevância para os vestibulares quando a data das provas se aproxima, há vários tópicos de diferentes disciplinas cobrados quase todos os anos. Alguns são essenciais para que o aluno dê continuidade ao aprendizado de outros assuntos. Por isso, dominá-los é tarefa a ser cumprida desde já. A Gazeta do Povo ouviu professores para listar os conteúdos cobrados com mais frequência nos últimos anos pela UFPR e no Enem. Confira:

Física

A UFPR costuma cobrar três ou quatro questões relacionadas à mecânica, especificamente cinemática, movimentos circulares, forças dissipativas e conservação da energia mecânica. Eletricidade aparece em duas ou três questões, a mesma quantidade de perguntas sobre ondas, como ótica e acústica, além de uma pergunta com base na termologia. Historicamente, o Enem privilegia questões de termologia e eletricidade, mas 50% das questões eram sobre mecânica na última edição. Para auxiliar os estudos, o site www.adorofisica.com.br conta com vasto material de apoio.

Química

Há muitas particularidades nas provas de Química. Enquanto a UFPR cobra conhecimentos de química pura, o Enem costuma dar ênfase aos processos químicos presentes no cotidiano e no meio ambiente. Quem vai tentar UFPR deve cuidar com os cálculos, geralmente complexos. As últimas provas continham perguntas sobre equilíbrio químico, teorias atômicas, história da química, propriedades coligativas, radioatividade, fusão e fissão nuclear.

Matemática

As questões do Enem costumam privilegiar proporções, relações entre grandezas, regra de três simples e composta. Na Federal, esses assuntos também têm aparecido, mas interpretação de gráficos, geometria, funções e estatísticas são os assuntos que exigem mais dos estudantes durante as provas.

Português e redação

A gramática cobrada nas provas é a instrumental – aquela que influencia na interpretação de textos –, como registros de fala, uso correto de verbos e termos que podem levar a compreensões ambíguas. Concordância e regência verbal também são cobradas, mas com menos frequência. Para as redações, a dica é manter-se ligado no noticiário, principalmente na imprensa escrita. Para quem vai tentar UFPR, é importante dar atenção especial a assuntos do Paraná. Interpretação de charges e tiras é uma tradição de vários vestibulares, portanto, é uma habilidade importante aos vestibulandos. Aprender a fazer resumos também é indispensável.

Geografia

Em 2012, ainda não houve nenhuma grande catástrofe natural que mereça destaque nas provas, mas é preciso estar atento até o fim do ano para esses fatos. Normalmente, quando acontece algum desses fenômenos, as causas e consequências são cobradas. O tema da ecologia permanece em alta, especialmente por causa da conferência Rio +20, que resgatará os temas debatidos na Rio 92. É bom que o estudante leia tudo o que puder sobre essas duas reuniões mundiais. Opções energéticas ao petróleo, a questão atômica envolvendo o Irã, demografia (chegada aos 7 bilhões de pessoas no mundo), problemas urbanos (violência, moradia, mobilidade) e crise econômica na Europa são outros temas com grande chance de cair nas provas. Vale lembrar que a UFPR também costuma exigir conhecimentos técnicos como cartografia e fuso horário.

Biologia

Ecologia e genética são temas corriqueiros no Enem. É importante saber sobre ciclos geoquímicos e problemas relacionados ao solo, à água e suas consequências à população. Cadeia alimentar, fotossíntese e hormônios vegetais também merecem atenção. As questões da UFPR são mais variadas, mas vale recapitular temas da biologia celular e fisiologia humana. As últimas perguntas sobre esses assuntos foram bastante complexas. Atenção à genética mendeliana, que também foi cobrada com rigor no ano passado.

História

Antiguidade clássica ocidental sempre cai. Toda a herança das civilizações grega e romana é importante. Costumam aparecer comparações entre a democracia da Grécia Antiga e a nossa ou aspectos do direito romano que ainda usamos hoje. Sobre a Idade Média, é preciso conhecer o papel da igreja naquele tempo, como detentora de todo o poder político, econômico e cultural, com destaque para a fundação das primeiras universidades. Na idade Moderna, o ponto mais importante é o iluminismo e o surgimento do liberalismo econômico. Revolução Industrial também é tema constante. Quanto à história mais recente e contemporânea, vale a pena estudar os regimes totalitários do nazismo e fascismo, que originaram a Segunda Guerra Mundial, e as recentes revoluções no mundo árabe.

Foram entrevistados os professores Pedro Adriano Brandalize (Matemática, do Acesso), Paulo Lee (Física, do Expoente), Sergio Luiz Freitas de Almeida (História, do Decisivo), Julio Cézar Müller Filho (Biologia, do Direto), Cláudio José Guimarães Lovato (Química, do Decisivo), Alexandre Detzel (Geografia, do Positivo) e Sérgio Degrande Júnior (Língua Portuguesa e Produção de Texto, do Dom Bosco).
Publicado em 02/04/2012
Escrito por Jônatas Dias Lima
Fonte: Site Gazeta do Povo

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.