As inscrições para o Enem 2012 ficarão abertas a partir da próxima segunda-feira (28) até 15 de junho

A redação dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota. No ano passado, o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem, recebeu cerca de 120 pedidos judiciais de candidatos que, insatisfeitos com a nota obtida na redação, quiseram ter acesso à correção do texto.

Com as mudanças anunciadas nesta quinta-feira (25) pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante, uma única redação poderá passar por análise de até seis corretores - hoje, o texto é corrigido por até três profissionais. "Estamos bastante preparados para enfrentar esse grande desafio que é fazer o Enem cada vez mais aperfeiçoado, mais seguro, e que dê tranquilidade para as famílias e jovens que vão participar desse processo", afirmou Mercadante.

Aprenda a estudar melhor

[Image: Stock.xchng]
Ânimo! Segundo os especialistas, todos podem aprender. Basta descobrir quais são as técnicas mais apropriadas à sua personalidade e... mãos à obra!

Há quem diga que cada pessoa tem uma técnica diferente de estudo. Se isso é fato, também é verdade que alguns métodos funcionam para grande parte dos alunos. Como estudar é o prato forte da vida – também para os já formados, pois quem não se atualiza perde espaço no mercado rapidamente –, descobrir quais práticas de aprendizagem são mais eficazes para si mesmo facilita o caminho do sucesso.

O primeiro passo para encontrar a melhor forma de estudar é confiar na própria capacidade de conhecer, sem se conformar com o que já foi aprendido até agora. “Cada um do seu jeito, todos podem aprender. A capacidade de reter conhecimento é uma característica humana”, anima Ivo Carraro, coordenador de atendimento ao aluno do curso Positivo.

Se você adoraria frequentar faculdades renomadas como MIT, Harvard, Stanford, Columbia, Yale, mas ainda não pôde colocar esse sonho em prática, não deixe de acessar o portal Veduca. Graças ao trabalho “formiguinha” de Carlos Souza, engenheiro formado pelo ITA, o Veduca reúne cerca de 4.700 videos de aulas ministradas em 212 cursos de dez universidades dos Estados Unidos e uma da Austrália.

Primeiro emprego: 9 gafes para evitar

Para muitos estudantes é durante a faculdade que ocorre a primeira experiência profissional. Se passar pelo processo seletivo é uma vitória, manter a vaga e causar uma boa impressão são tarefas que exigirão esforço ainda maior. Para evitar julgamentos negativos, é bom estar atento aos conselhos de quem está habituado ao mercado de trabalho e observar o comportamento dos colegas mais experientes. A Gazeta do Povo conversou com as consultoras de carreira Simone Ianze, psicóloga do Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Dâmaris Souza Cristo, coaching da Universidade Positivo; e Daniella Forster, coordenadora do PUC Talentos, e pediu para elas elencarem as gafes mais comuns entre estagiários e trainees de primeira viagem. Fique atento!


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.