As garotas estão mais conscientes que os rapazes na hora de escolher a carreira. Elas se interessam pe­­las vivências do dia a dia das profissões, conversam com pais e profissionais, investigam as ha­­bilidades exigidas e suas aptidões. Já os garotos dão mais im­­portância à média salarial, às atividades existentes na família, ao status e ao poder relacionados ao ofício. Essas são constatações de uma pesquisa liderada pela psicóloga Selena Garcia Greca, especialista em Orientação Vocacional e Prof­­issional.

A preferência masculina ou feminina por determinadas áreas também foi confirmada pelo estudo. “Engenharias são mais escolhidas pelos garotos, enquanto Psicologia, Nutrição e Odontologia foram mais citadas pelas meninas”, diz Selena. Ao todo, foram consultados, entre abril e maio de 2011, 2.514 jovens do ensino mé­­dio, com o apoio do portal educacional da Positivo Informática.

Receitas de quem ficou em 1º lugar

Disciplina e força de vontade são as principais recomendações de dois campeões dos vestibulares de 2011 para quem quer conquistar uma vaga na universidade. A reportagem conversou com Luiz Guilherme Seleme Fofano, primeiro lugar geral na UFPR, e Camila Roginski Guetter, melhor colocada em Medicina da Federal. Cada um contou um pouco sobre a estratégia adotada para chegar ao topo.


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.