A Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá um novo curso a partir do ano que vem: Expressão Gráfica. A graduação fará parte da área de Ciências Exatas e receberá 44 estudantes, que serão selecionados já no processo seletivo 2011/2012.

Visita EDUCARE

No dia 31 de maio, a agência de empregos e estágios EDUCARE estará no Colégio e Faculdade Ensitec fazendo a divulgação e o cadastramento dos alunos interessados. A visita terá início às 18h30 no hall de entrada do Ensitec, próximo às catracas.

Dúvidas, entre em contato com o Departamento de Empregos e Estágios.

A peregrinação dos vestibulares já está sendo planejada por muitos estudantes. Quem busca uma vaga em uma universidade pública costuma viajar muitos quilômetros para arriscar uma aprovação. Entre os estudantes de Curitiba, os destinos mais procurados estão nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas nem adianta achar que vestibular é igual em qualquer lugar. Dependendo da instituição, você pode precisar saber mais do que conta a sua apostila.

O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (23) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições poderão ser feitas no site do Enem até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela organização do Enem, espera um total de 6 milhões de inscritos nesta edição do exame. O Enem será realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012. Veja alguns pontos importantes, indicados no edital do exame:

O Colégio Ensitec realizou o primeiro simulado do ano para todas as turmas do Ensino Médio no dia 09 de março. Muitos alunos aproveitaram o teste para avaliar seus conhecimentos para o vestibular e complementar a nota do bimestre.

Foi-se o tempo em que Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servia apenas para avaliar a qualidade da educação no Brasil. Para se ter uma ideia da importância da prova, hoje ela seleciona bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), fornece certificado de conclusão do ensino médio para quem tem mais de 18 anos e substitui os vestibulares de várias universidades públicas. Com tantas funções, é natural que o Enem tenha transformado o jeito de estudar e ensinar.

Biblioteca Digital

O Ministério da Educação disponibiliza aos professores, alunos, pesquisadores e a comunidade em geral uma biblioteca digital, desenvolvida em software livre, onde se encontra imagens, livros, músicas e vídeos de maneira gratuita para download.

O “Portal Domínio Público”, foi lançado em novembro de 2004 e “constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal” (missão do portal).

Acesse o endereço http://www.dominiopublico.gov.br e boa leitura!

Corrente Elétrica



Vídeo “Os Curiosos - Corrente Elétrica”

Além de cobrarem o conhecimento adquirido no ensino médio, os vestibulares podem utilizar fatos recentes - as chamadas atualidades - como "gancho" para abordar um conceito. Não são cobrados detalhes das notícias, tais como números ou acontecimentos específicos, mas sim o contexto em que elas estão inseridas, explica o professor Reinaldo Scalzaretto, do curso Anglo.


 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.